Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Tinta guache caseira... segura e divertida !!!

Olá papais e mamães !!!

Dei uma sumidinha. . . mas hoje volto para compartilhar com vocês uma experiência muito legal  e acho que vocês irão curtir,
 fazer com os pequenos nas férias !!!
Pois é, nas férias precisamos de "tempestades de idéias". . . 
ou de uma pesquisa no google mesmo !!!! hahahaha

Tinta caseira . . . ãh ??!!!! como assim ??!!!! 
Mas é isso mesmo. . . fizemos tinta guache caseira. . .
 foi muito legal e seguro para os bem pequenos, sem riscos para a saúde !!!

Vou postar um vídeo, que encontrei . . .  é bem fácil e rápido de fazer, olhem só !!!


Espiem as obras de arte dos meus pimpolhos !!!! Lindas né. . . hehehe. . . coisas de mãe . . .hehehe !!! 




O mais interessante é que depois de estar bem seca a tinta, a pintura fica com brilhos, como se tivesse colocado glíter. . . . 
. . . é o sal que faz um contraste com o corante !!! 

Eles amaram !!!



Comentem . . . compartilhem. . .mandem fotos das obras de arte dos pequenos !!!! Vamos trocar idéias e aprender juntas. . . a ser uma mamãe criativa !!!!

 Até a próxima !

Tati

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Seu filho precisa mesmo ser tão feliz ???

Este texto foi tirado do endereço abaixo . . .   é uma grande verdade, que nos faz pensar nos valores que temos imprimido nos nossos filhos . . . a felicidade deles estão tão perto e é tão barata... aliás não custa nada... nossos filhos precisam de nós.... não de roupas caras, brinquedos caros, viagens extraordinárias.... com isso não falo que estas coisas que citei acima, não possam ser dadas... se os pais tem condições para proporcionar isto aos filhos, que bom ... mas se para proporcionar isto a eles é preciso ficar horas fora de casa, privá-los da nossa companhia . . . na minha opinião não vale a pena. . . mas cada um decide o que é melhor para sua família, né ? !!!

Vale a pena ler e refletir !!!

Com carinho, 

              Tati


No meu tempo de criança, os pais eram pessoas esforçadas pelo sustento da família. Com ostentação ou sem, as pessoas eram mais preocupadas com o trabalho do que com ser feliz. Talvez por isso, já que filhos querem sempre fazer tudo diferente dos pais, agora todo mundo quer fazer o filho feliz, acima de tudo. Isso explica os valores escandalosos que se paga hoje em dia por uma festa de aniversário, a quantidade de brinquedos que as crianças têm e o número enorme de brasileiros indo para a Disney, às vezes para passar o final de semana. Claro que existe a culpa de muitos pais que trabalham demais e tentam compensar os filhos de alguma forma. Mas reflexo da culpa ou não, as crianças de agora nasceram para ser felizes. Será que está certo isso?
Vamos lembrar da nossa infância. Eu pelo menos, era muito feliz. Brincando com minha amiga que morava na casa ao lado, passávamos horas penteando o cabelo uma da outra, ou fazendo comidinha com as plantas do jardim. A maior aventura de que me recordo era brincar de pega-pega com o meu cachorro. Muito básico para você? Acontece que meu cachorro se transformava em uma onça que na verdade era uma Medusa, então em um simples olhar, ele poderia nos transformar em pedras. Por isso estávamos sempre equipadas com frascos vazios de shampoo cheios de água que explodiam como granadas quando caiam no chão. Pois é, criança vem com imaginação de berço. Por isso não precisa ir até Orlando ver os espetáculos de fogos de artifício para ficar maravilhada. Aliás, cá entre nós, já estive na Disney 3 vezes (2 em Orlando e 1 em Paris) e nunca vi tanta criança triste em um parque. Chorando, cansadas, angustiadas, com as mães e os familiares estressados. Claro, já viu o tamanho do lugar? E a quantidade de informação? E de sorrisos maquiados, brilhos, alegria explosiva? Gente, somos humanos. Isso não é um filme. É vida real. Não somos super heróis, nem princesas. Seu filho vai comer aquela salsicha processada junto com aquele pão velho de uma lanchonete linda com várias coisas girando, e pode ser que passe mal. E ai? Não! Não pode passar mal na Disney. Tem que curtir. Tem que ser feliz.
Eu trabalhei para a Disney traduzindo todos os materiais para português durante 4 anos. Sou encantada com a empresa e com o negócio em si, gosto de ir porque moro a 300 quilômetros de distância, temos o passe anual então é um programa barato em um lugar super organizado e bonito na maioria das vezes. Só estou usando de exemplo porque sei que é uma viagem muito cara para se fazer do Brasil mas isso não está impedindo cada vez mais brasileiros de fazerem. Minha pergunta usando este exemplo é: será que precisamos fazer tanto pelos nossos filhos? (Viagem de 8 horas de avião, filas intermináveis, kilômetros e mais kilômetros de parque de diversão) Eu suponho que não. E que está errado os pais sentirem que são responsáveis por fazer dos filhos, pessoas felizes. De onde tiramos essa ideia maluca?
O que eles precisam na verdade é de adultos para educá-los. E como adultos é claro que estamos ocupados. Com a família, com o trabalho, com as funções da casa. Se nessa lista se somar “a felicidade do(s) meu(s) filho(s)” alguém vai ficar muito sobrecarregado e frustado. Talvez seu filho, talvez você, talvez todo mundo. É chato tentar e não conseguir. Já pensou como sente os pais que pagaram a viagem em 6 vezes, passaram 8 horas na lata de sardinha, mais 1 hora em um brinquedo se o filho sair do brinquedo chorando?
Uma vez eu li o livro Encantador de Cães e fiquei fascinada com o raciocínio simples que o genial Cesar Millan escreve ali. Ele diz que cães só vão obedecer quem eles respeitam. E para ganhar respeito, é preciso ser a autoridade, é preciso colocar ordem antes do amor. Agora tente trocar a palavra “cães” por “filhos”, dá no mesmo. Autoridade é o contrário de democracia. Os pais não podem estar sempre abertos “o que querem comer, o que vamos fazer hoje, onde vamos passar as férias”. Entende como é complicado para a criança ouvir isso? Sentir que não existe uma ordem. Ela no auge dos seus 4 anos (ou por volta disso) é que precisa saber, querer e lidar com seus desejos. Meu Deus, está tudo errado ai. No meu tempo de criança, minha mãe interrompia a brincadeira trazendo uma bandeja com uma limonada fresca e biscoitos Maria. Sempre que lembro dessa cena (que aconteceu várias vezes) ela aparece iluminada como uma fada. O que eu sentia era: Nossa, ela é mágica! Como ela sabe que estamos com fome e com sede? Teria sido bem diferente se ela tivesse aparecido e perguntado: querem lanchar? vão querer sorvete ou pode ser biscoito mesmo? Estava pensando em fazer uma limonada, vocês vão beber? Ou é melhor eu trazer um suco de uva?
Infelizmente não estou escrevendo isso porque já aprendi a lição depois de ler o livro. Estou tentando aprender. E só estou escrevendo sobre isso porque descobri que tenho errado bastante. Desde que nos mudamos para Miami, fico com pena e compaixão por qualquer expressão de sofrimento que meus filhos tenham. Porque sei que é difícil para eles. E até esqueço que é difícil também para mim. Minha vida mudou completamente. Mas nem lembro disso. Só penso neles. A consequência? Minha filha de 4 anos cada dia faz uma coisa para me irritar. E então percebi que ela está fazendo isso porque eu estou irritando ela. E porque? Porque estou aberta todos os dias para ouvir, para entender o lado dela. Não parece errado à princípio, certo? Mas está errado. Criança precisa de adulto, alguém que tenha um norte, e ela acompanha o caminho, se frustando, entendendo seus limites e entendendo, porque não, que a vida não é um parque de diversões cheio de pessoas fantasiadas sorrindo para você o dia todo. A vida é para evoluir. Vamos tentar evoluir como pais antes que eles cresçam. Já pensou como deve ser frustante a adolescência de uma criança que sempre teve uma, duas, ou mais pessoas prontas a atender seus pedidos? Como deve ser difícil perder para um adulto que passou a infância sempre ganhando? Nem que a custa de 12 sofridas prestações para os pais?
Educar dá mais trabalho do que servir o sorvete antes do jantar, já que seu filho está querendo tanto. Educar envolve mais compromisso do que pagar as 6 parcelas da viagem mágica. Educar é coisa de gente grande. Deve ser por isso que crianças não podem ter filhos. Porque filhos precisam de adultos. Parece que esse é o grande problema da minha geração, não queremos ser adultos. Outro dia vi um post sobre a crise dos 25 anos. Levei o maior susto! A maioria das pessoas que conheço estão nessa crise aos 35 (ou mais). Está na hora de dar esse passo. Parar de focar só na diversão e na felicidade e evoluir, amadurecer. Todo grande passo na vida acontece quando a gente faz aquilo que é desconfortável. Já aprendemos muito sobre diversão e entretenimento, que tal agora aprender a viver?
Por Cris Leão

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

As férias chegaram. . . e as brincadeiras estão a todo o vapor !!!!!

As férias chegaram. . . e as brincadeiras estão a todo vapor. . . será mesmo??!!!

2) BRINCADEIRAS

Muitas vezes nossos filhos entram de férias e elegem seus passatempos favoritos... video-game e TV...mas o que tem sido estimulado nos nossos pequenos com estes brinquedos ??? 
O vídeo-game, estimula o raciocínio lógico, a  percepção espacial, a motricidade fina e hoje em dia com os novos aparelhos até a motricidade ampla ! Mas em execeço como outros entreternimentos,  pode causar danos, tanto à saúde física, (coluna e olhos)...  assim como aos relacionamentos interpessoais, muitas vezes preferindo vencer fases do video-game a estar com os amigos! 

A Tv, da mesma forma, em exceço pode interferir nos relacionamentos interpessoais, além de deixar a criança em uma postura passiva, onde recebe todo tipo de influência, isso quando os pais os deixam livres para assistir qualquer tipo de desenho ou programa ... ou até mesmo desenhos selecionados.... cabe a nós pais, ensiná-los a medida deste limite...esta tarefa é nossa !!! Sem falar na internet, onde os perigos, são muito mais danosos... mas este é assunto para outro dia...

Não quero com isso condenar o vídeo-game e a Tv... mas sim o uso destes em exceço... nossos filhos precisam BRINCAR, ter sua criatividade estimulada... enfim... ser criança !!!!

Por quê não resgatarmos brincadeiras antigas???   Confesso que aqui em casa, tem sido um desafio... o resgate destas brincadeiras... tenho precisado correr atrás, pesquisar e relembrar com meus pais e minhas tias...hehehe  mas tem sido muito precioso !!!


Então vou colocar aqui  5 sugestões de brincadeiras, com alguns vídeos que encontrei  no youtube,  para animar vcs papais e mamães a resgatar essas brincadeiras com seus pequenos:


  • Bola de gude:  esse vídeo é bem inicial, e o ideal, é jogar na areia... estou atrás de como jogar outras fases, jogava quando era pequena e, mas não lembro mais... se alguém souber, posta para nós por favor !!!
http://www.youtube.com/watch?v=Cw1w2Cevxzw

  • Amarelinha ou Sapata : essa é fácil, né... todo mundo lembra !!
  • Bambolê: essa também é fácil !!!

Sem falar é claro de praças e parques !!!!

Vamos aproveitar as férias e curtir muito com nossos pequenos !!!!

Se alguém quiser compartilhar outras brincadeiras  ou  como tem sido este tempo ...será muito legal !!!

Até mais, 
                  Tati

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

As férias chegaram....mas nossos filhos precisam ter um bom sono !!!

As férias chegaram... junto com ela, vem a oportunidade de dormir um pouquinho mais ou ficar um pouco mais de tempo acordado, brincar mais, visitar os amigos, fazer noites do pijama, viajar . . . mas é muito importante mantermos hábitos e regras !!!

No livro, Criar filhos não é brincadeira! ... a autora  cita um parágrafo que fala sobre isso... olhem que interessante...

" Os hábitos fundamentais de comer, vestir, higiene e sono devem ser bem estabelecidos na primeira infância. A regularidade dos mesmos dá à criança um sentimento de segurança. Os bons ou maus hábitos infantis são sempre resultado da educação que recebe ou da falta dela." [ Alta Mae Erb]

Férias . . . segundo o dicionário online . . .
 . . . Época de repouso. O corpo humano não pode atuar com toda sua potencialidade sem períodos frequentes de repouso. Há muito os médicos reconheceram que várias doenças do corpo e do sistema nervoso podem ser curadas apenas com a ausência da atividade normal e cotidiana. A mudança da rotina cotidiana que ajuda a restaurar o corpo, a mente e a disposição das pessoas chama-se férias.

Muitas vezes por se ter a necessidade de descanso, os filhos ficam "soltos". . .  nós pais, precisamos estar atentos e ajudar nossos filhos a direcionarem este tempo livre. . . fazer deste período, momentos em que podem  descansar com criatividade, pois quando ficam "entregues a si mesmos", vem junto a oportunidade de conflitos, brigas, desobediência. . . nossos filhos precisam de nós, inclusive nas férias !!!

Com isso não quero dizer que não podem ter momentos livres, claro que sim, isso é essencial, para seu desenvolvimento e estimula a criatidade... mas podemos oportunizar, a vivência de atividades que não podem realizar pela corria durante o ano, com aula, cursos.... pensei em dar algumas idéias... de como  aproveitar melhor  esta época do ano tão esperada !!!


1) Sono. . . 
    . . . acordar um pouco mais tarde sim. . . dormir um pouco mais tarde, também . . . mas não demais !!!
Achei bem interessante este artigo, do site novotempo.com/.../sono-irregular-nas-ferias-pode-trazer-problemas/

Sono irregular nas férias pode trazer problemas

Além de passear e de brincar, para muitas crianças as férias escolares significam também o relaxamento da rotina, sobretudo do horário dedicado ao sono. Segundo Paulo Plaggert, neurologista do Hospital Infantil Darcy Vargas, a falta de um período regular de descanso pode desencadear problemas metabólicos, a exemplo de crises de dor de cabeça.

“A falta de horário para dormir nas férias atrapalha a vida de uma criança, pois pode levar a não realização de todas as refeições diárias, o que não é bom para o organismo infantil”, afirma Plaggert. Segundo o médico, a tendência é dedicar em média 8 horas para o sono. Entretanto, o ideal é que a criança durma um período suficiente para o descanso.

Além disso, maus hábitos familiares podem prejudicar a qualidade de sono infantil. Plaggert recomenda manter um ambiente tranquilo, onde a criança não divida o quarto com os adultos, não durma na mesma cama dos pais e nem fique com a televisão ligada ou a luz acesa até tarde da noite. “As determinações de regras e de limites são essenciais para um filho”, ressalta.

A fim de garantir a volta às aulas sem consequências indesejadas, a exemplo do déficit de atenção que pode comprometer o rendimento escolar, Plaggert orienta que os pais reservem de uma semana a 10 dias para realizar a readequação da rotina das crianças. “O ideal é adiantar gradativamente a hora de dormir e de acordar até chegar ao horário regular de sono em período escolar”, finaliza.


Uma coisa interessante e que procuro fazer sempre que possível, com meus filhos, é deixá-los descansar de tarde, após o almoço... não precisam dormir, mas precisam  ficar deitados,  descansando e relaxando, talvez lendo um livro...


Quem sabe tu podes compartilhar, como são os momentos de descanso com teus filhos??!!! Seria legal ouvir outras experiências!!!

Um beijo  e amanhã conversamos mais um pouquinho sobre as férias !!!!

Tati

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Porque banho de chuva.... é tudo de bom !!!

E hoje estava um dia bem bonito. . . até que de repente. . . fechou o tempo. . . começou a chuva. . . e logo o Gui perguntou. . . 
          - Mãe posso tomar banho de chuva ???

Pensei, pensei, pensei. . . . hehehe. . . tá bom. . . aulas acabando, está calor. . . por que não, deixá-los  se divertir???

Houve muita brincadeira,pularam, gritaram, brincaram no barro. . . hehehe. . . e encerraram o banho de chuva na piscina. . .. como não ficar feliz !!!!  hehehe. . . quem não lembra de como era gostoso brincar na chuva !!!!



"Ao som do seu trovão,
as águas no céu rugem,
e formam-se nuvens
desde os confins da terra.
Ele faz os relâmpagos para a chuva
e dos seus depósitos faz sair o vento." 
Jeremias 10:13

Aproveitei para pesquisar com eles, sobre os fenômenos da natureza. . . já que algumas vezes dependendo da intensidade da chuva e dos trovões, um dos meus filhos, fica com medo principalmente se algum de nós está na rua !

Ouvimos o som da chuva, com trovoadas, e pedi que expressasem,  o que sentem, quando acontecem estes fenômenos da natureza. . .
foi um tempo muito especial. . . depois cada um fez um desenho de um dia de chuva e escreveram um pequeno texto (aproveitando para treinar a escrita) !

  • Princípio Bíblico: Soberania= Deus governa sobre tudo. . . inclusive sobre a natureza!

Essa foi nossa experiência de hoje. . . o banho de chuva, deu o que falar. . . hehehe

Até a próxima !

                    Tati


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Quem sou eu???

Olá !!!

Sou a Taís, discípula de Jesus,  casada  e mãe de dois filhos lindos ... Gui  e  Dudinha ...sou Pedagoga, sempre amei a profissão que escolhí... quando pequena minhas brincadeiras preferidas, eram de mãe e de ser professora, escrevia no quadro, fazia chamada com o nome dos "meus alunos", fazia provas...hehehe meu quarto era uma verdadeira sala de aula !!!

Com 14 anos alfabetizei um menino que tinha dificuldade de aprendizagem ... pra mim foi um sonho !!! Imaginem, qual seria minha profissão... hehehe....profe, clarooooo  !!!!

Trabalhei muitos anos como professora, até que,  quando  minha segunda filha, completou 2 anos, meu marido e eu tomamos uma decisão... no início cercada de algumas dúvidas, mas tínhamos uma certeza...não podíamos mais tardar em responder ao chamado de JESUS para nossa casa... estava na hora de ser mãe em tempo integral!!!

Neste processo descobrí minhas "costurices"... com as quais me distraio nas horas vagas...  com meus paninhos, linhas, agulhas e minha máquina de costura ... além de ser uma renda extra !!!  :)

E este tempo tem sido muito precioso... abrimos mão de muitas coisas sim ! Mas nada se compara ao ver nossos pequenos,  crescendo como Jesus... em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens !
 ( Lc 2:52)

Observando o blog da querida Lizandra:  http://tempoemcasa.blogspot.com.br/  , que super recomendo, uma mamãe que tomou a mesma decisão...ser mãe em tempo integral...já que sou sempre muito edificada com suas postagens...  pensei em  fazer algo direcionado, para trocar idéias com mamães que estão vivenciando a mesma fase dos meus filhos... este é o objetivo,  trocar idéias e compartilharmos o que temos vivido com nossos filhos !!!

Este blog é para todas as mamães.... em tempo integral ou que precisam trabalhar fora... vamos compartilhar idéias, histórias, receitas, brincadeiras e muito mais  !!!!


CRIAR FILHOS NÃO É BRINCADEIRA.... este é o título de um livro que tem nos ajudado muito,  nesta  tarefa muito especial, a mais importante, que exige muito amor, responsabilidade, criatividade, e sim.... muita brincadeira !!!!


Espero que gostem e que compartilhem suas idéias e vivências !!!


Um beijo Tati